Um protesto no Capitólio, sede da Câmara e do Senado dos EUA, em Washington, terminou com a prisão de mais de 400 manifestantes, segundo a polícia local. O ato desta segunda-feira pedia o fim da corrupção financeira na política americana e a garantia de eleições livres e justas no país.
Nesta segunda-feira, os participantes da manifestação pacífica entoavam frases como “uma pessoa, um voto” e “abaixo o dinheiro na política” na porta de entrada do Capitólio.
A polícia conduziu uma prisão em massa, levando mais de 400 pessoas dos degraus do Capitólio. Muitos manifestantes tiveram as mãos atadas em algemas de plástico — e, segundo autoridades, serão acusadas por causar incômodos, aglomeração e obstrução em Washington.
“Mais de 400 indivíduos foram presos por atividade de manifestação ilegal e estão sendo processadas segundo os procedimentos de prisão em massa”, disse a polícia do Capitólio em nota.
A iniciativa integra uma série de mobilizações convocadas para a próxima semana em Washington — que é chamada pelos grupos envolvidos de “Primavera da Democracia”. Segundo os organizadores, cerca de 3,5 mil pessoas de 33 estados americanos pretendiam participar dos protestos agendados para os próximos dias.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia