O presidente cubano Raúl Castro chegou neste sábado (30) no aeroporto de Paris-Orly, dois dias antes de uma visita oficial à França, durante a qual vai se reunir com o presidente François Hollande.
Sua estadia na França começa com uma visita privada, antes de continuar na segunda (1°) e terça-feira (2) com uma visita de Estado.
A visita, anunciada em 19 de janeiro, marcará “uma nova etapa no reforço das relações entre os dois países após a visita de Estado do presidente (francês a Cuba) em 10 de maio”, destacou a presidência francesa em um comunicado.
François Hollande foi “o primeiro chefe de Estado ocidental a visitar Cuba em mais de 50 anos”, acrescentou o Eliseu. Sua visita ocorreu após o anúncio do degelo nas relações entre Cuba e os Estados Unidos, no final de 2014. Em Havana, o presidente francês defendeu o levantamento do embargo econômico americano contra Cuba, vigente desde 1962.
Durante a visita de Raúl Castro, Cuba pretende “expandir e diversificar mais as suas relações com a França em todos os campos possíveis: político, econômico, comercial, financeiro, investimento, cultural e de cooperação”, explicou o vice-chanceler cubano, Rogelio Sierra.
Fidel Castro, que cedeu as rédeas do poder a seu irmão Raúl em 2006, tinha feito uma visita a França em março de 1995, durante as últimas semanas do mandato de François Mitterrand.