Registro de Raúl Castro em maio deste ano| Foto: ENRIQUE DE LA OSA/REUTERS

O presidente cubano, Raúl Castro, visitará os EUA pela primeira vez desde 1959 para falar na Assembleia Geral da ONU. Em pleno degelo de relações com o país, o líder de Havana discursará durante a tarde do próximo dia 28, mesmo dia em que falarão os presidentes Vladimir Putin (russo), Xi Jinping (chinês) e Hassan Rouhani (iraniano), além do americano Barack Obama.

CARREGANDO :)

Ainda não se sabe se Raúl e Obama se encontrarão em Nova York — nenhum dos governos se pronunciou. Os dois já se reuniram na Cúpula das Américas,m neste ano, marcando uma data histórica na retomada de relações.

A Assembleia Geral da ONU marca a primeira visita de Castro aos EUA como presidente. Aos 84 anos, ele fez parte do grupo que, junto a seu irmão, Fidel, visitou o país após a Revolução Cubana.

Publicidade

Fidel, por sua vez, já fez várias aparições na Assembleia Geral. Em 1960, quebrou o recorde de discurso mais longo, ao falar por quatro horas e meia.

No mês passado, EUA e Cuba formalmente começaram o pleno funcionamento de suas novas embaixadas, e agora discutem questões de cooperação regional e métodos para minimizar as restrições impostas pelo embargo americano a Havana em 1962.

Veja também
  • Com barco improvisado, cubanos chegam a Miami com cachorro
  • Havana se rende ao ritmo do reggaeton
  • Lista de prisioneiros perdoados em Cuba não deve incluir presos políticos
  • Cuba anuncia indulto a 3.522 presos em homenagem ao papa Francisco