O presidente de Cuba, Raúl Castro, ratificou nesta segunda-feira (15) a "solidariedade e o compromisso" da ilha com o governante Nicolás Maduro, que foi parabenizado por sua "transcendente vitória" nas eleições venezuelanas de domingo (14).
"Esta decisiva vitória e sua lealdade ao povo assegurarão a continuidade da Revolução bolivariana e da genuína integração de Nossa América", declarou o general Castro em um comunicado dirigido ao "companheiro" Maduro.
O presidente cubano também indicou que a vitória eleitoral de Maduro "demonstra a fortaleza das ideias e das obras" do falecido líder Hugo Chávez.
Ontem, Nicolás Maduro conseguiu assegurar uma apertada vitória nas eleições presidenciais da Venezuela, um resultado que o candidato opositor, Henrique Capriles, já anunciou que não aceitará até que se faça uma recontagem completa de todos os votos.
Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Maduro alcançou 50,66% dos votos, enquanto Capriles obteve 49,07%, em uma jornada que contou com 78,7% de participação.
A continuidade do projeto chavista é vital para Cuba, já que a Venezuela de Hugo Chávez se transformou no principal aliado político e econômico da ilha no século XXI.
Durante o mandato de Chávez, a ilha recebeu diariamente 100 mil barris de petróleo venezuelano, que, por sua parte, era retribuída com serviços médicos, educativo e esportivo, entre outros, por cerca de 45 mil técnicos.
- Correa parabeniza Maduro e diz que Venezuela "jamais voltará ao passado"
- UE diz ser importante que resultado na Venezuela seja aceito por todos
- China cumprimenta Maduro por vitória nas eleições
- Forças Armadas garantirão respeito ao resultado das eleições na Venezuela
- Nicolás Maduro tem "indiscutível" lealdade ao projeto de Chávez
- Oposição diz que não reconhece resultado de eleição na Venezuela
- Maduro é eleito e se transforma em sucessor de Chávez