As forças rebeldes entraram em Sirte, cidade natal do ditador foragido da Líbia, Muammar Kadafi, e tomaram o controle de uma área residencial situada no oeste da localidade, disse à Agência Efe um dos insurgentes.

CARREGANDO :)

O membro da Aliança 17 de Fevereiro de Misrata, Mohammed Obeid, confirmou por telefone que a invasão aconteceu nos flancos oeste e sudoeste da cidade, onde ainda resistem brigadas fiéis ao antigo regime.

"Os combatentes kadafistas se retiraram rumo ao leste da cidade onde estão oferecendo uma dura resistência", acrescentou a fonte que assegurou estar em contato direto com o que acontece nessa frente.

Publicidade

Sirte, junto com Bani Walid, 150 quilômetros ao sudeste de Trípoli, Sebha, 750 quilômetros ao sul da capital e a cidade de Jufrah, entre Sebha e Sirte, são os últimos focos de resistência do regime kadafista, que caiu no final de agosto.

Esta ofensiva coincide com a visita ao país do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que se reuniram nesta quinta-feira com o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Abdel Jalil e o chefe do Executivo, Mahmoud Jibril.

As autoridades rebeldes tinham tentado várias iniciativas para tentar uma rendição negociada da cidade. No entanto, apesar da trégua imposta unilateralmente pelo CNT, os contatos fracassaram.