As forças rebeldes se encontram a 30 quilômetros a oeste de Sirte, cidade natal de Muammar Kadafi, e o principal reduto que as tropas do regime ainda conservam, segundo fontes citadas pelo canal "Al Arabiya".
O dirigente rebelde Mohammed al Furtiya, garantiu que os milicianos da cidade de Misrata, que suportou um forte assédio de vários meses por parte das brigadas de Kadafi, estão a 30 quilômetros a oeste de Sirte, situada a 450 quilômetros ao leste de Trípoli.
Além disso, os opositores anunciaram que controlam totalmente a cidade de Ben Jawad, no leste do país.
Enquanto os rebeldes fecham o cerco em torno da cidade litorânea, as autoridades do Conselho Nacional Transitório (CNT) tentam buscar uma rendição negociada para evitar novos enfrentamentos.
O avanço rumo a Sirte desde o leste foi interrompido na terça-feira passada pela resistência das brigadas do regime em Ben Jawad, situada a 150 quilômetros.
O porta-voz dos militares rebeldes Ahmad Bani denunciou na ocasião que as forças de Kadafi utilizaram a população civil como escudo humano para a defesa da cidade.
"Avançamos até que fomos detidos na entrada de Ben Jawad. Seus seguidores (de Kadafi) estavam entre as famílias e tentamos evitar baixas", disse Bani.
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
Quem são os “kids pretos”, alvos da PF por suposto plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
Empresas de Felipe Neto e Gusttavo Lima tiveram desconto milionário de impostos
Texto do Brasil é aprovado no G20; Milei se opõe à Agenda 2030 e a limite à liberdade de expressão
Deixe sua opinião