A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, viajará para Kiev na próxima semana para se reunir com o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, e com líderes da oposição, segundo anunciou nesta quinta-feira em comunicado.
O objetivo deste deslocamento é "acompanhar a situação de perto" e "reforçar os esforços da UE para conseguir uma solução política" para a crise neste país.
O comissário europeu de Ampliação e Política de Vizinhança, Stefan Füle, também irá amanhã para a capital ucraniana, enquanto uma delegação do Parlamento Europeu o fará no início da próxima semana.
"Estou convencida de que, perante a violenta escalada dos eventos, a União Europeia tem que reforçar seus esforços para apoiar uma solução política para a crise atual", afirmou Ashton, acrescentando que Bruxelas "mobilizou todos seus meios diplomáticos" com este fim.
Ashton deve ir a Kiev "por volta do final da próxima semana" e se reunir com representantes do Governo, da oposição e da sociedade civil, embora as datas exatas ainda não tenham sido fixadas, segundo explicaram à Agência Efe fontes do bloco.