O deputado republicano Duncan Hunter anunciou formalmente na quinta-feira a intenção de ser o candidato de seu partido à Casa Branca em 2008, com a promessa de fortalecer as Forças Armadas e proteger os trabalhadores norte-americanos de práticas comerciais desleais.
Hunter, que está há 26 anos no Congresso e foi presidente da Comissão de Serviços Armados da Câmara, apoiou o plano do presidente George W. Bush para enviar 21,5 mil soldados a mais ao Iraque, pois acha que isso ``tem uma chance muito boa de funcionar''.
``No Iraque, nosso sucesso está na balança, mas a proposta de que ampliar a liberdade é um interesse norte-americano não pode ser contestada'', disse Hunter na Carolina do Sul, onde lançou sua campanha. Trechos do discurso foram divulgados em Washington.
O conservador Hunter, um dos autores da proposta de construir uma cerca na fronteira com o México para conter a imigração clandestina, é claramente um azarão na disputa republicana, que já tem pelo menos oito candidatos. O senador John McCain e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani são os favoritos.
Hunter escolheu a Carolina do Sul para o evento porque o Estado realiza uma das primeiras eleições primárias e em geral apóia candidatos republicanos conservadores. Ele espera que seu nome tenha apelo junto às correntes conservadoras que têm grande influência no partido e não vêm se entusiasmando com McCain nem com Giuliani.
Durante o evento, ele fez frequentes referências ao ex-presidente Ronald Reagan, um ícone conservador, dizendo que seu governo ``conseguiu a paz por meio da força''.