O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, John Boehner, disse nesta sexta-feira (21) que a ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o sistema imigratório prejudica as chances de uma legislação bipartidária sobre o assunto.
Boehner disse que os deputados republicanos planejam combater a medida anunciada por Obama na quinta-feira (20), mas não detalhou de que maneira. Ele indicou que a decisão de Obama de usar seus poderes executivos e ignorar o Congresso, onde a reforma imigratória está travada, pode prejudicar esforços futuros.
"Com esta ação, o presidente escolheu deliberadamente sabotar qualquer chance de... uma reforma bipartidária que ele afirma buscar", disse Boehner a repórteres. Obama, em discurso transmitido pela TV da Casa Branca na quinta-feira à noite, disse que pretende assinar um decreto que vai reduzir o risco de deportação para cerca de 4,7 milhões de imigrantes sem documentação, colocando-se em rota de conflito com os parlamentares republicanos, que se opõem à medida.
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Moraes pede manifestação da PGR sobre passaporte de Bolsonaro; assista ao Sem Rodeios
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil