Milhares de romenos votaram neste domingo no segundo turno das eleições presidenciais do país. Estão concorrendo o primeiro-ministro Victor Ponta, que promete trazer estabilidade à nação, e o presidente da cidade de Sibiu, Klaus Iohannis, cuja plataforma tem por base o combate à corrupção.
Espera-se que os resultados finais da eleição sejam anunciados na segunda-feira. O vencedor irá substituir o presidente Traian Basescu, que está deixando o poder após 10 anos.
Na Romênia, o presidente é responsável pela política exterior e a Defesa, além de nomear promotores e chefes dos serviços de inteligência.
Autoridades afirmam que a taxa de comparecimento dos eleitores era de 27% às 13h, no horário local, representando um acréscimo de 7% em relação ao primeiro turno, realizado no dia 2 de novembro.
O governo afirma que melhorou os procedimentos de votação nas embaixadas romenas pelo mundo, após eleitores terem protestado durante o primeiro turno porque tiveram de esperar horas na fila em cidades como Paris, Londres e Munique, ou porque saíram de lá sem conseguirem votar.