Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Candidato republicano

Romney causa polêmica em visita ao Reino Unido

Candidato presidencial Mitt Romney visita exposição em Londres ao lado do ministro das relações exteriores do Reino Unido William Hague | REUTERS/Jason Reed (BRITAIN)
Candidato presidencial Mitt Romney visita exposição em Londres ao lado do ministro das relações exteriores do Reino Unido William Hague (Foto: REUTERS/Jason Reed (BRITAIN))

O candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, causou polêmica no Reino Unido nesta quinta-feira. Ele questionou se o país está preparado para realizar os Jogos Olímpicos sem problemas. "É difícil saber como vai terminar", disse ele à NBC News, e chamou de "desconcertante" as tardias preocupações sobre o pessoal de segurança. Com a Olimpíada como pano de fundo, ele está em viagem para visitar os principais políticos do Reino Unido. Romney busca passar a mensagem de que reconhece os laços entre os EUA e seu principal aliado e também projetar uma imagem de liderança.

O primeiro-ministro David Cameron ficou momentaneamente na defensiva. Em resposta aos comentários de Romney ele disse que "estamos realizando uma Olimpíada em uma das mais ativas, movimentadas e agitadas cidades do mundo. É óbvio que é mais fácil se você realizar os Jogos Olímpicos no meio do nada". Cameron provavelmente estava referindo-se à Utah, onde Romney organizou os Jogos Olímpicos de Inverno.

Durante a parte pública de seu encontro com Cameron, o republicano tentou suavizar suas declarações anteriores: "é impossível que absolutamente nenhum erro ocorra".

Após a reunião, Romney disse que conversou com Cameron sobre a Síria, Líbia, Paquistão e outros países.

Ele também encontrou-se com o ex-primeiro-ministro Tony Blair. Sua campanha informou que os dois discutiram o Oriente Médio e as questões econômicas que seus países enfrentam.

O republicano também deve reunir-se com Nick Clegg, o vice-primeiro-ministro, e Ed Miliband, líder do Partido Trabalhista, da oposição. As conversas - e as fotos - com políticos ingleses têm como objetivo retratar o candidato como um plausível líder mundial.

"Nós temos uma relação muito especial entre os Estados Unidos e Grã-Bretanha", disse Romney durante uma entrevista no primeiro dia da viagem internacional que também o levará pra Polônia e Israel. "Ela remonta ao nosso começo - cultural e histórico."

Romney é um ex-governador de Massachusetts sem experiência com a política mundial. Ele espera persuadir os eleitores de que suas décadas de homem de negócios o colocaram em contanto com as principais questões internacionais, que não é um novato, e deve ser o presidente em um mundo complexo e perigoso.

A viagem acontece logo após fortes críticas contra a política externa do presidente Barack Obama, que concorre à reeleição pelo Partido Democrata. Romney chegou a acusar a Casa Branca de buscar vantagens políticas ao vazar arquivos secretos com detalhes sobre o ação militar que matou Osama bin Laden. As informações são da Associated Press.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.