O pré-candidato do Partido Republicano Mitt Romney enfrenta seu maior desafio até agora nesta terça-feira, quando partidários votarão nas primárias de seu estado natal de Michigan. As pesquisas mostram Romney, ex-governador de Massachusetts, praticamente empatado com o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum, que tem mirado o apoio dos ultraconservadores em temas sociais para ter mais chances na disputa.
A candidatura de Romney enfrenta suspeitas entre os mais conservadores, em temas como aborto, direitos dos homossexuais e reforma do sistema de saúde. Os eleitores republicanos parecem ainda preocupados não apenas com esses assuntos, mas também em escolher um candidato que possa derrotar o presidente Barack Obama em novembro.
Uma vitória de Santorum em Michigan seria um duro revés para os planos de Romney, nascido e criado nesse estado, onde seu pai já foi governador. A campanha de Romney, porém, ainda tem mais dinheiro que qualquer rival republicano e é a mais organizada para competir até o final.
As pesquisas em Michigan revelam um cenário apertado entre Romney e Santorum. Caso vença, Santorum pode fortalecer sua posição antes da Super Terça, quando ocorrem 10 disputas estaduais pela nomeação republicana em março. As informações são da Associated Press.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada