Um avião russo se prepara para decolar, enquanto o aviao norte-americano permanece na pista, depois da troca de espiões no aeroporto de Viena.| Foto: REUTERS/Herwig Prammer

A maior troca de espiões desde a Guerra Fria aconteceu na sexta-feira, quando aviões russos e americanos aterrissaram em Viena para trocar agentes secretos, desativando um drama de espionagem que colocava em risco a melhora recente nas relações entre os dois países.

CARREGANDO :)

Dois aviões envolvidos na troca - um russo e um americano - estacionaram lado a lado na pista do aeroporto de Viena por cerca de uma hora e meia, enquanto veículos transitavam entre eles. Então o avião russo decolou, seguido pelo avião americano.

Autoridades de Viena, ela própria um centro de intrigas na Guerra Fria, mantiveram um blecaute noticioso total durante a troca. Mas um funcionário de segurança russo não identificado confirmou que os agentes presos nos Estados Unidos tinham deixado Viena em um avião com destino à Rússia, informaram agências de notícias russas.

Publicidade

Moscou e Washington tinham decidido anteriormente trocar dez agentes russos detidos nos EUA por quatro russos presos na Rússia, acusados de fazer espionagem para o Ocidente.

A conclusão dramática do escândalo de espionagem que atraiu todas as atenções nos EUA aconteceu depois de agências de espionagem terem mediado o acordo, atendendo às instruções dos presidentes, ansiosos por não estragar uma série de avanços diplomáticos importantes conquistados nas relações Rússia-Estados Unidos.

No primeiro passo da operação cuidadosamente coreografada, os dez agentes russos se confessaram culpados na quinta-feira, em um tribunal de Nova York, das acusações feitas a eles, e foram deportados imediatamente.

Por volta da meia-noite, horário local, o presidente russo Dmitry Medvedev assinou um decreto perdoando quatro russos que estavam cumprindo penas longas de prisão em seu país por espionagem em favor do Ocidente.

Alguns dos acusados nos EUA embarcaram em um avião em Nova York na noite de quinta-feira, e o mesmo jato da Vision Airlines aterrissou em Viena na sexta, disse uma testemunha da Reuters.

Publicidade
Veja também
  • Estados Unidos e Rússia trocam espiões em Viena
  • Espiões de Rússia e EUA chegam a Viena para troca
  • Rússia perdoa quatro espiões para troca com EUA
  • Dez se declaram culpados de serem espiões russos nos EUA
  • Moscou e EUA trocarão espiões presos, diz russo