• Carregando...

A Rússia manifestou neste sábado que espera que Israel e o grupo extremista Hezbolah acatem a resolução aprovada na sexta-feira pelo Conselho de Segurança da ONU, que convoca as duas partes em conflito a cessar as hostilidades e pede a retirada das tropas israelenses do Líbano.

"Esperamos que todas as partes observem seriamente a decisão do Conselho de Segurança da Onu", informou o comunicado emitido emitido pelo ministério russo de Assuntos Exteriores.

A Rússia, que é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, considera que "além da causa direta da deflagração do conflito, o seqüestro de dois soldados israelenses, a principal razão é a ausência de uma solução universal para o conflito do Oriente Médio".

Por esta razão, acrescenta o comunicado "um dos principias objetivos da comunidade internacional deve ser reunir esforços com o fim de criar as condições necessárias para conseguir o restabelecimento do processo de paz".

"Uma das tarefas mais urgentes neste plano é a normalização da situação nos territórios palestinos e o restabelecimento do diálogo entre a Autoridade Nacional Palestina e Israel", conclui o texto.

A Rússia havia proposto esta semana ao Conselho de Segurança a aprovação de uma resolução "breve" que contemplará a declaração de um cessar-fogo de 72 horas por "razões humanitárias" para por fim às hostilidade e o banho de sangue que castiga a região há 32 dias.

A resolução, elaborada por Estados Unidos e França, também contempla a mobilização de tropas do Exército regular libanês e da Força Provisional da ONU para impedir a atividade do Hezbolah no Sul do Líbano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]