Lawrence teve papel relevante no programa de apoio dos EUA ao México na crise financeira de 1995| Foto: John Gress / Reuters

Nomeado por Barack Obama como diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca nesta segunda-feira (24) , Lawrence H. Summers foi empossado como secretário do Tesouro em julho de 1999 após atuar como subsecretário de Assuntos Internacionais e vice-secretário do Tesouro.

CARREGANDO :)

No governo Bill Clinton, trabalhou apenas um ano e meio.

Entre 1991 e 1993, ele trabalhou como economista-chefe do Banco Mundial, onde atuou no desenvolvimento de estratégias para ajudar países em desenvolvimento.

Publicidade

Antes de ir para Washington, Summers, de 53 anos, tinha carreira acadêmica como professor de economia política na Universidade de Harvard, onde chegou ao cargo de reitor.

Como subsecretário adjunto e secretário do Tesouro, ele trabalhou na formulação das políticas econômicas nacionais e internacionais.

Ele desempenhou um papel fundamental na concepção do programa de apoio dos Estados Unidos para o México na crise financeira de 1995 e na elaboração da resposta internacional à crise financeira asiática de 1997. Summers também foi decisivo na introdução de títulos de dívida indexados Tesouro.

Internacionalmente, Summers trabalhava para enfrentar os desafios apresentados pelo mercado de capitais. Seu trabalho com o Fundo Monetário Internacional contribuiu para maior eficácia da fiscalização de vulnerabilidades, maior transparência no sistema financeiro internacional e a introdução de novas facilidades de empréstimo.

Summers também foi uma peça-chave no plano interno e internacional para o alívio da dívida para os países mais pobres.

Publicidade
Veja também
  • Saiba quem é Timothy Geithner, futuro secretário do Tesouro dos EUA
  • Obama escolhe dois novos nomes para área econômica
  • Obama pode adiar corte de vantagens tributárias dos ricos
  • Obama nomeia Robert Gibbs secretário de imprensa da Casa Branca