O Novo diretor do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca, o economista Peter R. Orszag, de 39 anos, nasceu em 16 de dezembro de 1968 em Boston, Massachusetts.
Ele é diretor do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO na sigla em inglês) desde janeiro de 2007 e coordena uma equipe de 235 pessoas e um orçamento de US$ 40 milhões anuais.
Na diretoria, Orszag é incumbido de fornecer análises apartidárias sobre questões orçamentárias e econômicas para orientar os legisladores.
Foi no Congresso que fez sua carreira assessorando parlamentares. Antes do cargo atual, Orszag trabalhou como diretor de estudos econômicos na Casa. Ele também já trabalhou no Governo Bill Clinton como assessor e tem uma firma de consultoria.
O cargo que Orszag ocupará é o intermediário entre as requisições orçamentárias dos órgãos do governo e a Casa Branca. Ou seja, ele trabalhará junto ao presidente para definir quais deles receberão verba do governo.
O economista relutou um pouco em deixar o cargo no congresso já que seu mandado duraria quatro anos. Em seus textos e discursos se mostra sempre preocupado em lidar com o déficit orçamentário, que cresceu bastante no governo George W. Bush.
Ao anunciar Orszag, Obama disse que a reforma do orçamento é chave para recuperar a economia americana.
Orszag é graduado em economia pela Universidade de Princeton e tem mestrado e Ph.D. na London School of Economics.
Divorciado, ele é pai de duas crianças pequenas, Leila e Joshua. Orszag tem como hobby a corrida.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano