O Partido Mudança Radical decidiu nesta terça-feira apoiar o candidato governista Juan Manuel Santos no segundo turno da eleição presidencial colombiana, o que torna ainda mais provável a sua vitória frente a Antanas Mockus, do Partido Verde.

CARREGANDO :)

O candidato do Mudança Radical, Germán Vargas Lleras, ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 10,13 por cento dos votos. Esse partido de centro-direita já havia participado do governo de Álvaro Uribe, de quem Santos foi ministro da Defesa.

Santos já havia obtido o apoio do Partido Conservador para a votação decisiva do dia 20. O Partido Liberal liberou seus seguidores para votarem em quem preferirem, e mais de 30 dos seus deputados manifestaram aval ao candidato do governo.

Publicidade

O ex-ministro obteve 6,7 milhões de votos no primeiro turno, mais do que o dobro de Mockus, mas aquém da maioria absoluta. A ampla gama de apoios que colhe para o segundo turno deve lhe assegurar uma tranquila maioria parlamentar, dando-lhe força para fazer reformas importantes. Ele já prometeu fazer um governo de unidade nacional.

A bancada do partido disse que irá "apresentar iniciativas legais que tornem realidade os principais postulados que o Mudança Radical defendeu ao longo da passada campanha eleitoral, e que obtiveram o apoio de 1,4 milhão de colombianos."