O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, venceu, com maioria esmagadora, a reeleição na terça-feira, depois de ter decidido se distanciar do presidente George W. Bush e de adotar uma posição moderada.

CARREGANDO :)

"Que noite fantástica; eu adoro sequências", disse Schwarzenegger em Beverly Hills. "Mas esta, sem dúvida, é minha sequência favorita", acrescentou o ex-astro de Hollywood, que foi eleito há três anos.

Com mais de dois terços dos votos contabilizados, ele tinha mais de 18 pontos de vantagem em relação ao adversário, o democrata Phil Angelides.

Publicidade

O protagonista do filme "O Exterminador do Futuro", 59, passou a abraçar uma série de iniciativas bipartidárias no Estado, incluindo uma lei para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Schwarzenegger também procurou se afastar de Bush, evitando-o durante recentes visitas à Califórnia e lançando críticas contra a Casa Branca em questões como aquecimento global.

"Schwarzenegger foi bem-sucedido ao adotar uma agenda mais moderada que afeta a vida das pessoas de uma maneira positiva", disse à Reuters o ex-governador Gray Davis, a quem Schwarzenegger sucedeu há três anos. "Os republicanos em Washington não se sintonizaram com essa agenda e estão pagando o preço por isso nesta noite (de terça-feira)."

A abordagem moderada funcionou em um Estado onde 42 por cento dos 15,8 milhões de eleitores registrados são democratas, ante 34 por cento de republicanos. Também funcionou em casa. O ator nascido na Áustria é casado com a democrata Maria Shriver, sobrinha do ex-presidente democrata John F. Kennedy.

Publicidade