Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reino unido

Scotland Yard divulgará nesta terça novos dados sobre morte de Diana

A Polícia Metropolitana de Londres revelará amanhã, terça-feira (17), suas conclusões após a análise da nova informação recebida no verão passado sobre a morte de Diana de Gales e Dodi Al-Fayed em 1997, revelou hoje um porta-voz da Scotland Yard.

Quando o assunto parecia fechado, em 17 de agosto a polícia britânica emitiu um comunicado no qual informava que avaliaria a "relevância e credibilidade" de dados novos recebidos sobre a morte de Lady Di, ex-mulher de Charles da Inglaterra e mãe dos príncipes William e Harry.

Sem detalhar a origem dos dados, Scotland Yard disse então que tentaria determinar o alcance dessa informação e avaliá-la.

O canal de TV "Sky News" apontou em agosto passado a polícia militar (Royal Military Police) como responsável por passar esses novos dados depois que chegaram a suas mãos informação dos ex-sogros de um antigo soldado britânico.

Segundo essa versão, esse militar escreveu a sua então esposa e assegurou que as mortes de Diana, Dodi e seu motorista foram "planejadas" e "encobertas" por membros do exército britânico, apesar de nenhum porta-voz da casa real ter feito comentários a respeito.

Um porta-voz da Scotland Yard disse hoje que a análise desses dados "terminou", embora a polícia não pense em se pronunciar a respeito até amanhã, terça-feira, quando planeja emitir um comunicado.

Segundo a agência britânica de notícias "Press Association" (PA), as investigações policiais determinaram que nenhum membro das Forças Especiais britânicas (SAS) estava envolvido nas mortes de Diana e Dodi.

Em dezembro de 2006, um relatório policial chegou à conclusão de que não existiam provas que apontassem para a possibilidade do assassinato, à mesma que chegaram os investigadores franceses.

Outra investigação judicial aberta no Reino Unido em 2007 responsabilizou pelo ocorrido o estado de embriaguez no qual o motorista dirigiu e culpou os fotógrafos que perseguiam o veículo de Diana.

A princesa de Gales morreu com Al Fayed em 31 de agosto de 1997 em um acidente de trânsito em um túnel de Paris, enquanto era perseguida por fotógrafos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.