Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Se reeleito, Chávez não irá reatar com México e Peru

Caracas – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, garantiu ontem que não tem "nenhum interesse" em superar as diferenças com os colegas do México e do Peru, o que afetaria a possibilidade de restabelecer a curto prazo as relações diplomáticas com ambos.

Além disso, Chávez repetiu as dúvidas sobre a transparência das eleições mexicanas e peruanas deste ano, nas quais foram derrotados candidatos de esquerda com os quais simpatiza. "Não há nenhum interesse (em recompor as relações diplomáticas)", disse Chávez em entrevista na televisão. Ele afirmou se ressentir pelo uso do seu nome nas campanhas mexicana e peruana para "satanizar" candidatos nacionalistas. "(Felipe) Calderón e (Alan) García impossibilitaram antes de serem presidentes, ambos de maneira duvidosa, certamente, as relações cordiais conosco", disse Chávez, que ponderou que as relações comerciais e políticas são possíveis apesar disso.

Caracas retirou neste ano os seus embaixadores em Lima e na Cidade do México, depois de Chávez discutir com os novos presidentes dos países devido aos vínculos deles com os Estados Unidos.

Ele voltou a afirmar que seu governo não reconhece o presidente mexicano, Felipe Calderón, que venceu por estreita margem em julho o esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.