O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse na quarta-feira que a Coreia do Norte tornou-se uma ameaça mais letal para a região e Washington não tolerará armas nucleares no país.

CARREGANDO :)

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte indicou que pode retornar às negociações internacionais para pôr fim ao seu programa de armas nucleares após provocar tensão na região com um teste atômico em maio e ameaças de atacar a Coreia do Sul.

"O comprometimento de longo prazo da América aqui reconhece que o perigo apresentado pelo regime norte-coreano continua e, de várias formas, tornou-se ainda mais letal e desestabilizador", disse Gates a tropas norte-americanas e sul-coreanas em Seul.

Publicidade

A Coreia do Norte posiciona a maioria dos seus 1,2 milhão de soldados próximos à fronteira com a Coreia do Sul e tem vários mísseis que podem atingir a Coreia do Sul e grande parte do Japão.

O país disparou uma série de mísseis de curto alcance na semana passada e autoridades militares sul-coreanas disseram que os artefatos mostraram maior precisão e alcance que versões anteriores. Analistas afirmam que os disparos foram uma tentativa de Pyongyang de ampliar seu poder de barganha antes das negociações sobre seu programa nuclear.

Veja também
  • Coreia do Sul estuda retomar ajuda à Coreia do Norte
  • Coreia do Norte quer realizar reunião de cúpula com Seul