A desavença diplomática entre Colômbia e Venezuela ganhou novos contornos nesta semana com a instalação de uma série de outdoors em Bogotá com fotos do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de olhos fechados.
"Ei! Abra os olhos!," lê-se nos outdoors.
Chávez acusa o presidente colombiano, Alvaro Uribe, e os Estados Unidos de planejarem uma invasão na Venezuela para tentar tomar as vastas reservas de petróleo do país que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Ambos os países negam a acusação.
O senador colombiano Armando Benedetti, partidário de Uribe, organizou a campanha publicitária para promover o apoio dos colombianos ao governo enquanto os líderes da América do Sul se reúnem em uma cúpula na Argentina na sexta-feira.
Chávez e o líder equatoriano Rafael Correa, também de esquerda, têm criticado a Colômbia por negociar um plano com Washington a fim de aumentar a cooperação militar norte-americana como parte de uma aliança contra traficantes de cocaína e guerrilheiros marxistas.
Correa também aparece em alguns dos outdoors.
A Colômbia acusa Chávez e Correa de não cooperarem com a luta contra insurgentes ligados ao tráfico. Os dois líderes têm se afastado de Washington enquanto reforçam os laços com a China, a Rússia e o Irã.