A Síria destruiu todos as instalações declaradas de produção de armas químicas, cumprindo uma meta fundamental de um ambicioso programa de desarmamento do país, disse o organismo internacional de fiscalização das armas químicas em um documento obtido pela Reuters.
A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) disse no documento que suas equipes inspecionaram 21 de 23 locais de armas químicas na Síria. Os outros dois eram perigosos demais para serem inspecionados, mas equipamentos químicos já haviam sido removidos para outros locais que foram visitados pelos especialistas, segundo a Opaq.
"A Opaq está satisfeita de ter verificado, e ter visto destruídos, equipamentos de todos os 23 locais importantes de produção/mistura/preenchimento declarados", disse o documento.
Sob um acordo mediado por Rússia e Estado Unidos, o governo sírio aceitou destruir todas as suas armas químicas, após Washington ter ameaçado usar a força em resposta à morte de centenas de pessoas em um ataque com gás sarin nos arredores de Damasco em 21 de agosto.