A Síria afirmou no domingo (4) que está negociando com a Liga Árabe para permitir que observadores entrem no país, conforme líderes árabes se preparam para ampliar as sanções ao regime por suas ações contra um levante de oito meses.

CARREGANDO :)

Líderes árabes deram à Síria um novo prazo - este domingo - para responder ao plano de paz, que pede a admissão de observadores para impedir um regime de violência contra os manifestantes.

Como a Síria não cumpriu o prazo de 25 de novembro para permitir os observadores, houve a adoção de uma série de medidas, incluindo a proibição de acordos com o banco central do país. Somadas às sanções impostas por países ocidentais, as medidas árabes devem provocar prejuízos significativos à economia da Síria e podem minar a autoridade do regime.

Publicidade

A Síria agora sinaliza que pode estar disposta a cumprir o plano de paz da Liga Árabe, e que suas objeções são simplesmente uma questão de detalhes. "Estão sendo trocadas mensagens entre a Síria e a Liga Árabe para alcançar uma certa visão que facilitaria a missão de observadores na Síria, ao mesmo tempo em que se preserva a soberania e os interesses sírios", disse a repórteres em Damasco o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Jihad Makdissi.

Veja também
  • Confrontos na Síria matam 25 após ONU condenar "violações"
  • Síria diz que condenação da ONU é injusta e tendenciosa