O vice-primeiro-ministro da Síria, Qadri Jamil, disse nesta quinta-feira (17) que uma aguardada conferência internacional que reunirá o governo sírio e a oposição em busca de uma solução para a guerra civil no país está marcada para 23 e 24 de novembro.
Jamil anunciou a data quando perguntado, em entrevista coletiva em Moscou, se a chamada conferência "Genebra 2", que Estados Unidos e Rússia tentam organizar desde maio, tinha sido adiada em relação à última data prevista, meados de novembro.
Solicitado a confirmar as datas, ele disse à Reuters: "Sim, isso é o que Ban Ki-moon (secretário-geral da ONU) está dizendo, não eu."
O acordo fechado no mês passado em que a Síria autorizou a destruição de suas armas químicas elevou as esperanças para a realização da conferência, mas o enviado da ONU à Síria, Lakhdar Brahimi, disse que não tinha certeza se aconteceria em meados de novembro, como planejado.
Jamil fez várias visitas à Rússia durante o conflito na Síria, que já deixou mais de 120 mil mortos desde o início de protestos pró-democracia, em março de 2011, que se transformaram em uma guerra civil. Ele disse que a conferência é necessária porque "todo mundo está em um beco sem saída, sem saída militar e política".
"Genebra é uma saída para todos: os norte-americanos, a Rússia, o regime sírio e a oposição", acrescentou.
- Rebeldes e forças do regime sírio entram em confronto em presídio de Aleppo
- Um terço dos cristãos sírios teve que deixar suas casas
- Ataque no sul da Síria deixa pelo menos 21 mortos, incluindo crianças
- Itália resgata 300 imigrantes e inicia patrulha com navios e aeronaves
- Assad aparece em público por ocasião da Festa do Sacrifício
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana