O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic está morto, confirmou o Tribunal da Organização das Nações Unidas neste sábado.
"Milosevic foi encontrado sem vida na cama de sua cela na unidade de detenção das Nações Unidas", disse o tribunal em comunicado. "Os guardas imediatamente alertaram o oficial da unidade de detenção no comando e o médico, que confirmou que Slobodan Milosevic está morto."
O tribunal disse que a polícia holandesa e um médico legista holandês foram chamados e iniciaram um inquérito. Uma autópsia completa e um exame toxicológico foram determinados. A família de Milosevic foi informada, acrescentou o comunicado.
Mais cedo, a rádio de Belgrado B-92 já havia informado que Milosevic foi encontrado morto em sua cela em Haia, onde ele estava sendo julgado por crimes de guerra desde 2002. A estação disse que soube da notícia por fontes não-oficiais.
Milosevic, de 64 anos, sofria de problemas cardíacos e sua pressão alta interrompeu inúmeras vezes seu julgamento por crimes contra a humanidade, genocídio e crimes de guerras, durante a desintegração da Iugoslávia nos anos 1990.
Milosevic foi enviado para o tribunal de crimes de guerra de Haia em junho de 2001.
Conhecido como o "Carniceiro dos Bálcãs"
O destino de outros ditadores presos, condenados ou exilados