Sobreviventes do furacão Katrina estão sendo retirados do Superdome, em Nova Orleans, nesta quinta-feira. Uma frota de 300 ônibus começou a transferir as mais de 20 mil pessoas abrigadas em péssimas condições no estádio de futebol americano para o estádio Astrodome, em Houston, no Texas, a 560 quilômetros de distância.
Os desalojados, desesperados para escapar, fizeram pressão e aos empurrões tentaram entrar nos ônibus, enquanto ameaçavam os guardas nacionais que vigiavam a retirada.
O primeiro ônibus a desembarcar no estádio de Houston chegou mais cedo do que era esperado, com os passageiros ansiosos para escapar de uma cidade sem eletricidade e com falta de água e comida.
As pessoas que estavam no ônibus, algumas delas descrevendo condições assustadoras no Superdome, tiveram permissão para entrar no Astrodome, que está com milhares de camas onde antes eram disputados os jogos de basquete e futebol americano.
O prefeito de Nova Orleans estimou que os moradores devem demorar entre 12 e 16 semanas para voltar à cidade. Uma milhão de pessoas fugiu de Nova Orleans antes do furacão Katrina chegar, mas o ex-prefeito Sidney Barthelemy calcula que 80 mil ainda estejam presos na cidade.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura