Militantes do Taleban executaram um grande ataque neste sábado (7) contra edifícios governamentais na maior cidade ao sul do Afeganistão, Kandahar. A região é um antigo reduto do Taleban, onde forças afegãs e internacionais estão tentando garantir a segurança e o funcionamento do governo. O ataque ocorreu um dia depois de o Taleban ter divulgado comunicado afirmando que a morte de Osama bin Laden estimulará a insurgência.
Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas durante os ataques, segundo funcionários do principal hospital da cidade. Os ataques começaram pouco depois do meio dia local e os disparos prosseguiam até horas depois. Representantes do governo e do hospital confirmaram que os escritórios do governador, do prefeito e da agência de inteligência foram atacados.
O Taleban disse que um grande número de seus militantes se dirigiu para Kandahar com o objetivo de atacar estes três alvos. Relatos de disparos em outros locais da cidade não puderam ser confirmados imediatamente. O governo não confirmou as informações do Taleban de que haveria mortos nos ataques ao prédio do governador.
O Taleban governou o Afeganistão de 1995 até a invasão do país por forças dos EUA e de seus aliados, em novembro de 2001, dois meses depois dos ataques terroristas da Al-Qaeda em Nova York e Washington. Durante aquele período, o governo do Taleban deu refúgio ao saudita Bin Laden e sua organização.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara