Times Square foi esvaziada neste sábado à noite após ser constatado que existia um carro-bomba com explosivos: cenário bem diferente das noites nova-iorquinas| Foto: Cary Horowitz / Reuters
Times Square foi interditada por segurança
Técnico especialista em bomba examina o Nissan no qual uma bomba foi encontrada
A Times Square ficou interditada até o sul da Rua 46
CARREGANDO :)

O Taleban paquistanês assumiu e reivindicou a responsabilidade pela tentativa frustrada de explodir um carro-bomba na Times Square, em Nova Iorque, segundo um comunicado postado num site islâmico na Internet neste domingo (2), de acordo com o serviço norte-americano de monitoramento de websites SITE.

O comunicado dizia que a explosão era para vingar o assassinato de dois islâmicos e "mártires muçulmanos".

Publicidade

"O Taleban paquistanês anunciou sua responsabilidade pelo ataque de Nova Iorque em vingança pelos dois líderes al-Baghdadi e al-Mahajer e mártires muçulmanos", segundo a mensagem.

Explosivo

Alertados por um vendedor de rua, policiais encontraram a bomba, rudimentar mas potente, em um veículo utilitário esportivo no momento em que a área de lazer e compras de Midtown Manhattan estava lotada de turistas e pessoas que iam ao teatro, numa noite amena de sábado.

As autoridades disseram que a bomba - feita de propano, gasolina e fogos de artifício - poderia ter matado muitas pessoas. A Times Square foi esvaziada na noite de sábado e em grande medida reaberta a veículos e pedestres pouco no início da manhã deste domingo.

"Isto não foi faz-de-conta. Não foi um alarme falso. Foi a coisa real, com a intenção de machucar pessoas", disse o comissário dos bombeiros Sal Cassano, acrescentando que a força da bomba poderia ter demolido a fachada de um edifício.

Publicidade

O prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, em coletiva de imprensa no início da manhã, disse que um vendedor de camisetas observou "um veículo suspeito não ocupado" e alertou um policial a cavalo, que viu que o veículo Nissan Pathfinder verde escuro tinha fumaça saindo de orifícios perto do banco de trás e cheirava a pólvora.

A bomba foi encontrada no fim da tarde de sábado dentro do veículo estacionado na esquina de 45th Street e Broadway com o motor ligado e o pisca-alerta acesso, disseram autoridades. Tinha placas do Connecticut pertencentes a outro veículo.

O esquadrão antibombas retirou e desmontou três tanques de propano, fogos de artifício do tipo vendido ao consumidor, dois recipientes cheios de 19 litros de gasolina, dois relógios, baterias dentro de cada relógio, fios elétricos e outros componentes.

Uma caixa metálica trancada com aparência de caixa de arma de fogo também foi tirada do veículo e levada a um lugar seguro para ser detonada.

O veículo foi tirado da Times Square na manhã deste domingo e está sendo examinado por especialistas forenses.

Publicidade

Alerta máximo

Nova Iorque está em alerta de alto nível desde os ataques de 11 de setembro de 2001, quando aviões comerciais sequestrados por militantes da Al-Qaeda derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center, matando mais de 2.600 pessoas.

O pior ataque doméstico dos Estados Unidos matou 168 pessoas em 1995, quando um caminhão-bomba plantado por Timothy McVeigh e outros extremistas de direita explodiu em um edifício federal em Oklahoma City.

Janet Napolitano disse à ABC News que não há evidências de que o incidente na Times Square tenha sido "qualquer coisa senão um fato isolado" e que a bomba "não parece ter sido muito sofisticada."

Falando no programa "This Week", da ABC, ela disse que a polícia estadual e local foi orientada a ficar "em alerta."

Publicidade

A polícia de Nova Iorque disse que revistou pontos de trânsito intenso, pontos de referência da cidade e outros lugares depois de ser encontrada a bomba na Times Square, mas que não encontrou nada suspeito.