Bom Gourmet: casamento real inspira menu de restaurante
Cardápio do restaurante Vindouro, de Curitiba, foi criado a partir de informações do menu servido na união do príncipe William com Kate Middleton. Novidade é apresentada por Marco Lima, o novo chef da casa. Leia matéria completa
Brasil já sediou união de príncipes
Na corte só se fala no casamento do príncipe. Os súditos esperam ansiosos pela noiva, que será recepcionada por 90 carruagens. A família real seguirá em cortejo pelas principais ruas da cidade. Para comemorar o enlace, os prédios públicos estão ornamentados com tochas.
- Ao redor de abadia, centenas esperam o casamento real
- Saiba quais foram os principais casamentos reais britânicos desde 1923
- Previsão é de chuva para dia do casamento real
- Mundo novo, formato antigo: Casamento Real ecoa 1947
- William e Kate estão "comovidos" com simpatia popular
- Grã-Bretanha desconvida Síria para casamento do príncipe William
- Em barracas, britânicos esperam por "festa do século"
A aceitação da origem plebeia de Kate é destaque como um exemplo, vindo da família real, de que a obsessão dos britânicos com a noção de classes parece se diluir. O que ninguém esperava é que a ausência de berço da moça acabasse virando virtude em vez de embaraço. "No Reino Unido, a mobilidade social está estagnada desde a Segunda Guerra Mundial e a maioria das pessoas ainda vai seguir a classe de seus pais. O caso de Kate é raro, mas uma princesa de origens não muito diferentes de muitos britânicos é um passo gigantesco para fazer crescer a admiração pela monarquia", argumenta Dominic Sandbrook, historiador especializado no Reino Unido do pós-guerra.
O casal encara a pressão da expectativa de um desfecho mais feliz do que a maioria das uniões dos Windsor no século 20. Dos quatro filhos da rainha Elizabeth II, apenas o príncipe Edward, o caçula, ainda está casado.
William já pediu uma moratória de dois anos para Kate em termos de uma agenda integral como princesa para que sua adaptação ao cotidiano da realeza seja gradual. Mas já há aparições marcadas assim que os dois retornem da lua de mel. No início de junho, participam do jantar de gala da Ark, uma ONG infantil que conta com o patronato de príncipes e princesas ao redor do mundo.
Na noite de ontem, William e Kate divulgaram um comunicado em que agradeceram o carinho do público. Mas, ontem, o príncipe resolveu passar a mensagem pessoalmente, com uma aparição-surpresa diante das multidões que já começavam a se formar em frente ao Palácio de Buckingham. Passou vários minutos apertando as mãos de admiradores e conversando com eles. Quem também deu o ar da graça foi Camilla Parker-Bowles, a madrasta do príncipe.
Já Kate chegou ao hotel de luxo, no centro de Londres, onde passou a última noite como solteira, posou rapidamente para as câmeras e acenou para o público. Sempre sorrindo.
Segurança
Os responsáveis pelo esquema de segurança estão mais nervosos que os noivos. Não é para menos. Estarão na abadia de Westminster a rainha Elizabeth II e toda a família real inglesa, nobres da Europa, Ásia e África, políticos de todo o mundo e celebridades.
O perigo pode vir de qualquer parte. De grupos terroristas como Al Qaeda, separatistas da Irlanda do Norte, anarquistas locais e malucos que podem querer aproveitar a oportunidade para ganhar notoriedade. Será um dos maiores esquemas policiais já montados no Reino Unido, com mais de 5.000 agentes.
A quantidade de pessoas que estará no centro da cidade para ver um pouco da festa (entre 600 mil e 1 milhão) depende do clima.
Online
Acompanhe a cobertura em tempo real do casamento do príncipe William e Kate Middleton. E veja fotos, vídeos e o live blogging do casamento com a participação dos leitores.(www.gazetadopovo.com.br)
Assista ao convite de casamento (em inglês)
Veja os preparativos para o casamento real
Deixe sua opinião