Testemunhas em Sirte, cidade natal do líder líbio Muamar Kadafi, e na capital Trípoli disseram ter ouvido ao menos 10 explosões na noite deste domingo (27).
Um repórter da Reuters em Sirte, entre o reduto rebelde de Benghazi e Trípoli, disse que não estava claro se as quatro explosões ocorreram na cidade ou nos arredores.
O repórter, que faz parte de um grupo de jornalistas ocidentais levados a Sirte pelo governo, havia informado anteriormente que um comboio de 20 veículos militares, incluindo um caminhão de combate a armas aéreas teria saído de Sirte em direção ao oeste de Trípoli.
Rebeldes da Líbia, encorajados pela captura de Ajdabiyah a leste de Sirte, mantinham a campanha no sentido oeste no domingo para retomar mais territórios das forças de Kadafi, que recua sob a pressão de ataques aéreos ocidentais.
Ao menos seis explosões foram ouvidas também em Trípoli, e a TV líbia afirmou ser resultado de bombardeios ocidentais.
"Áreas civis e militares em Trípoli foram atingidas há pouco por agressores colonialistas," disse a TV em uma chamada escrita.
As explosões foram seguidas por disparos antiaéreos das forças líbias.
Sirte é estrategicamente importante porque o aeroporto civil, ao sul da cidade, também abriga uma grande base aérea militar. Imagens de satélite mostram que há cerca de 50 hangares de concreto armado, do tipo normalmente utilizado para caças.
A disputa por Sirte também deverá ser intensa, porque a cidade é simbolicamente importante: não é apenas onde Kadafi nasceu e onde vivem muitos de seus apoiadores, mas também é um lugar criado por ele como uma segunda capital, inspirado em sua própria imagem extravagante.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião