Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fronteira

Tiroteio aumenta tensão entre Camboja e Tailândia

Soldado cambojano agacha-se para não ser alvejado por tiros, durante disputa pelo templo de Preah Vihear | Chor Sokunthea / Reuters
Soldado cambojano agacha-se para não ser alvejado por tiros, durante disputa pelo templo de Preah Vihear (Foto: Chor Sokunthea / Reuters)

Pelo menos dois soldados cambojanos foram mortos em confronto com tropas da Tailândia em uma área da fronteira disputada pelos dois países, segundo o governo do Camboja. O ministro de Relações Exteriores cambojano, Hor Namhong, afirmou que além dos dois mortos havia dois soldados feridos. Segundo Namhong, houve uma troca de tiros nesta quarta-feira (15) que durou menos de uma hora. O local do confronto entre soldados dos dois países é próximo ao templo de Preah Vihear.

O major cambojano Prum Saroeun disse ainda que cerca de 20 tailandeses foram aprisionados. Um porta-voz do Exército tailandês, Sansern Kaewkumnerd, disse apenas que havia cinco soldados da Tailândia feridos. Os dados não podiam ser confirmados por uma fonte independente.

Os dois países discordam sobre quem tem o direito de posse de uma área perto do templo cambojano de Preah Vihear, nomeado pela Unesco em julho como Patrimônio da Humanidade. A Tailândia teme que a decisão possa prejudicar sua reivindicação pela posse de uma área próxima.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.