O complexo de edifícios de Bab al-Aziziya, quartel-general do líder líbio, Muamar Kadafi, está totalmente sob controle dos combatentes da oposição e o país estará liberado dentro de 72 horas, disse nesta terça-feira o enviado da ONU à Líbia, Ibrahim Dabbashi.
O reduto de Kadafi em Trípoli está "totalmente em mãos dos revolucionários", afirmou Dabbashi, figura central no movimento oposicionista líbio, na missão da ONU em Nova York. Ele fez as declarações pouco depois de os insurgentes terem entrado no QG de Kadafi.
Dizendo que o governo líbio "já caiu", ele previu que Sirte, cidade-natal de Kadafi, iria ser tomada nas próximas 48 horas e o país inteiro estaria sob controle dos rebeldes no prazo de três dias.
"Esperamos que a Líbia esteja totalmente liberada e totalmente calma e pacífica nas próximas 72 horas", disse ele a repórteres, dois dias depois de os insurgentes terem chegado à capital, após seis meses de levante.
Segundo Dabbashi, Kadafi e outras altas autoridades estão provavelmente espalhados por casas de Trípoli, embora também possam estar em um abrigo subterrâneo.
"Vamos começar em breve a procurá-los e esperamos que todos eles sejam capturados logo", declarou.
A oposição iria discutir com o Tribunal Penal Internacional, em Haia, as acusações que serão formuladas contra Kadafi, seu filho Saif al-Islam e seu chefe de inteligência, mas gostaria de levá-los a julgamento na Líbia, como criminosos de guerra.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast