A tormenta tropical Fay avançou lentamente pelo Estado da Flórida, nos Estados Unidos, causando fortes chuvas, tanto na costa como no interior. O instável fenômeno trouxe 610 milímetros de chuva à zona costeira central do Estado. É a quarta tormenta a chegar à Flórida com tanta força em três ocasiões diferentes, a primeira em quase 50 anos. Duas pessoas morreram afogadas na quinta-feira (21), na região de Flagler Beach. Foram as primeiras mortes nos Estados Unidos atribuídas diretamente à tormenta.
Pela manhã, o centro de Fay estava perto de Gainesville, 100 quilômetros a nordeste de Cedar Key e se movendo para o oeste, a 10 quilômetros por hora, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Seus ventos máximos sustentados caíram para 72 quilômetros por hora e deviam decrescer mais no sábado, para 63 quilômetros por hora.
O presidente George W. Bush emitiu uma declaração federal de desastre em zonas afetadas da Flórida. Centenas de moradores tiveram que deixar suas casas e em algumas regiões apareceram cobras e jacarés desalojados de seus hábitats pelas águas.
A tormenta chegou à Flórida no início da semana, logo depois voltou ao mar aberto. Em seguida, tocou a costa pela segunda vez perto de Naples. Depois avançou lentamente pelo Estado, voltou ao Atlântico e regressou à terra. As piores inundações ocorreram na costa atlântica da Flórida, entre Port St. Lucie e Cabo Canaveral. Em alguns bairros a água chegou a 1,5 metro de altura.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião