Pelo menos 500 casas sofreram prejuízos com a passagem de um tornado com ventos de 160 km/h pela cidade de St. Louis e região, no estado americano do Missouri, na última sexta-feira (22). A informação é da diretora da Cruz Vermelha Mary Anderson, que acrescentou que o número pode chegar a 2.500. Centenas de pessoas estão desalojadas e buscaram abrigo com parentes, amigos e em hotéis.
O Aeroporto Lambert, em St. Louis, Missouri, ficou fechado neste sábado (23) após ter sido danificado. Casas na cidade vizinha Bridgeton foram derrubadas.
De acordo com o prefeito Francis Slay, o terminal de passageiros deve voltar a operar com 70% da capacidade neste domingo (24) e 100% até o meio da semana, caso a energia elétrica seja restabelecida. Vidros e outros entulhos carregados pelos ventos fizeram os viajantes correrem em busca de proteção no terminal, mas houve poucos feridos, a maioria leves.
O diretor do aeroporto disse que um Boeing 757 da American Airlines sofreu danos significativos, e outros quatro aviões da companhia tiveram prejuízos menores. Cinco ou seis voos tiveram que mudar de rota quando a tempestade começou.
Os pousos foram desviados para Kansas City depois que o aeroporto foi fechado indefinidamente. Imagens de emissoras de televisão mostraram neste sábado funcionários e máquinas limpando escombros do telhado de um terminal, onde a tempestade deixou buracos.
Em alguns bairros da região de St. Louis, a tempestade deixou casas destruídas e carros de cabeça para baixo. Muitos veículso foram arremessados para longe.
A tempestade atingiu a região antes das 18 horas (horário local) da última sexta-feira, de acordo com autoridades do gerenciamento de emergências. Duas estradas estaduais foram fechadas por causa dos escombros.
Linhas de energia e árvores caíram no Condado de St. Louis e veículos que bloqueavam as ruas dificultaram o trabalho das equipes de emergência. Quase 40 mil pessoas ficaram sem energia elétrica desde a noite de sexta, de acordo com a empresa Ameren Missouri.