Uma substituição na tripulação da missão STS-133, a última da Discovery, foi anunciada pela agência espacial norte-americana (Nasa) na quarta-feira (19). Tim Kopra, um dos especialistas da missão e que iria fazer caminhadas no espaço para reparos na Estação Internacional Espacial (ISS, na sigla em inglês), será substituído pelo astronauta Steve Bowen.
O motivo da troca foi um acidente de bicicleta, ocorrido no último final de semana, que deixará Kopra fora das atividades do ônibus espacial até, pelo menos, o final de fevereiro. O voo final da Discovery está marcado para o dia 24 do mesmo mês. A Nasa afirma que é possível o retorno do astronauta, caso a janela para o lançamento seja adiada.
A missão STS-133 irá levar seis astronautas e um robo humanoide à ISS, além de equipamentos e peças reservas para o posto orbital. Marcada para decolar, inicialmente, no início de novembro, a jornada final da Discovery já foi remarcada diversas vezes por vazamentos e reparos no sistema de combustível do veículo.
Endeavour
Já a missão STS-134, última do ônibus espacial Endeavour, contará com um comandante reserva para Mark Kelly, marido da deputada democrata Gabrielle Giffords, atingida por um tiro na cabeça no dia 8 de janeiro. Rick Sturckow foi o escolhido pela agência espacial norte-americana e já começa a treinar no Centro Espacial Johnson a partir da próxima semana.
A congressista do estado do Arizona já respira sem aparelhos e é possível que o voo, marcado para o dia 19 de abril e provável última operação de qualquer ônibus espacial da Nasa, conte com a presença do titular.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião