Os astronautas Sunita Williams e Robert Curbeam deixaram a Estação Espacial Internacional (ISS), às 17h25 deste sábado, com o objetivo de estender e instalar os cabos da rede elétrica do complexo que orbita a Terra a cada 90 minutos ( Clique aqui para acompanhar em tempo real na TV Nasa ).

CARREGANDO :)

- Bem-vinda ao clube! - disse o veterano astronauta Curbeam a Williams, que fez hoje sua primeira saída ao espaço, unindo-se ao seleto conjunto de astronautas que, ao longo de décadas, realizaram este tipo de trabalhos.

- Vou me divertir muitíssimo! - respondeu a piloto, com categoria de comandante da Marinha de Guerra dos EUA, quando saía lentamente da nave.

Publicidade

A escotilha do compartimento Quest se abriu às 17h25 de Brasília, e a Nasa previu que esta jornada se prolongue por cerca de seis horas.

Williams e Curbeam chegaram esta semana à ISS a bordo da nave Discovery e a mulher se somará à tripulação que permanecerá durante meses na estação.

Na terceira e última caminhada espacial programada para esta etapa da construção da ISS, os dois astronautas que chegaram até o posto a mais de 380 quilômetros da Terra, instalarão novos cabos da rede de energia elétrica da ISS.

Williams se encarregou primeiro de retirar uma série de interruptores de luz que já não serão necessários, depois que os dois astronautas completarem suas tarefas hoje. Boa parte das peças e equipamentos que serão ativados hoje permaneceu sem uso durante anos na estrutura da ISS, um projeto de US$ 100 bilhões na qual participam 16 nações.

Em outra caminhada espacial realizada na quinta-feira Curbeam e o especialista de missão Christer Fuglesang, da Agência Espacial Européia, instalaram outros circuitos de eletricidade. As tarefas permitirão que o sistema de energia elétrica da ISS funcione em toda sua capacidade e estejam prontos para a conexão de outros dois conjuntos de painéis solares.

Publicidade

As outras tarefas programadas para Curbeam e Williams incluem a instalação de um suporte adicional para o braço robótico da ISS e a recolocação de partes desprezadas de material de proteção do interior da estação em um ponto de armazenamento no exterior da mesma.

Se Williams e Curbeam completarem as tarefas programadas antes das seis horas atribuídas para seu trabalho é provável que o controle da missão no Centro Espacial Johnson, do Texas, indique para eles que trabalhem em um painel solar que deve ser trocado e esteve sem funcionar por toda a semana.

Além disso, os dois astronautas poderiam recolher várias ferramentas que ficaram espalhadas no exterior da ISS e levá-las para dentro da estação como preparação para uma eventual quarta caminhada que, se acontecer, será na segunda-feira.

O piloto da Discovery coordena as atividades de Curbeam e Williams enquanto a especialista Joan Higginbotham opera o braço robótico da ISS.

Horas antes de Curbeam e Williams emergirem do compartimento Quest, os diretores da missão desligaram a metade dos sistemas da ISS para permitir que os dois fizessem os trabalhos na rede elétrica.

Publicidade

À medida que avancem os trabalhos dos "eletricistas flutuantes", os circuitos de energia voltarão a ser ativados, a partir controle da missão.

Enquanto isso, os outros astronautas continuam transferindo carga da Discovery à ISS e retirando desta os equipamentos, materiais, resíduos e experimentos científicos que voltarão à Terra.