• Carregando...
Veículo de rebeldes líbios é atingido por uma bomba lançada por soldados leais ao líder Muamar Kadafi, entre Ras Lanuf e Bin Jiwad, na Líbia | REUTERS/Goran Tomasevic
Veículo de rebeldes líbios é atingido por uma bomba lançada por soldados leais ao líder Muamar Kadafi, entre Ras Lanuf e Bin Jiwad, na Líbia| Foto: REUTERS/Goran Tomasevic

Tropas leais ao líder líbio, Muamar Kadafi, estavam lutando para retomar o controle do porto petrolífero de Ras Lanuf nesta sexta-feira, intensificando a contraofensiva contra os insurgentes, que estão em desvantagem militar.

As forças do governo, com uma superioridade aérea e uma grande vantagem nos tanques, parecem ter retomado suas energias no conflito que já dura três semanas. Nesse ritmo, a pressão do governo líbio poderia superar os lentos esforços internacionais para impedir Kadafi.

O som de explosões e armas de pequeno porte foi ouvido de Ras Lanuf nesta sexta-feira, enquanto fumaça emergia da cidade. Forças rebeldes disseram que ainda estavam dentro da área residencial da cidade petrolífera, e combatendo tanques de guerra do governo, além de tropas que chegaram de barco.

"Quatro barcos transportando 40 e 50 homens cada chegaram aqui. Estamos combatendo eles agora", disse um porta-voz rebelde Mohammed al-Mughrabi, sem dizer exatamente onde ele estava localizado.

O combatente rebelde Ibrahim al-Alwani disse que ele e seus colegas ainda estavam em Ras Lanuf e tinham visto tropas do governo no centro da cidade. "Eu vi talvez 150 homens em três tanques", disse. "Eu posso ouvir os confrontos."

Os insurgentes estavam indignados com a falta de ação internacional.

"Onde está o Ocidente? Como estão ajudando? O que estão fazendo?" gritava um combatente enfurecido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]