A mídia estatal norte-coreana publicou nesta terça-feira (31) um editorial elogioso a Donald Trump, polêmico candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos. O magnata americano foi descrito como “sábio político”, “candidato de ampla visão” e capaz de ajudar na unificação da Península Coreana.
A publicação do “DPRK Today” celebrou a proposta de Trump de realizar conversas diretas com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e afirmou que ele poderia ajudar com a política “Yankee go home” de Pyongyang.
“Existem muitos aspectos positivos nas políticas de Trump”, escreveu Han Yong-mook, autor do texto, que se descreve como um chinês que estuda a Coreia do Norte. “Ele falou que não vai se envolver na guerra entre (as Coreias do) Sul e Norte. Isso não é vantajoso sob a perspectiva da Coreia do Norte?”
Analistas internacionais afirmaram que, apesar do editorial não ser um comunicado oficial do governo, certamente reflete as ideias internas do regime. O artigo faz referência a declarações feitas por Trump em março, em que propõe a retirada de tropas da Coreia do Sul no caso de Seul não arcar com os custos dessa defesa. O responsável pelo artigo apoia a iniciativa e incentiva os americanos a votarem no republicano, em vez da democrata Hillary Clinton.
“O presidente que os americanos devem votar não é a entediante Hillary Clinton, que pretende adaptar o modelo aplicado no Irã para resolver problemas nucleares na Península da Coreia”, afirma a publicação.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura