A Convenção Nacional Republicana, que oficializou a candidatura de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, na semana passada, ajudou a impulsionar as chances do magnata. Segundo uma pesquisa realizada pela rede de TV CNN, Trump aparece à frente da sua provável rival, Hillary Clinton.
Trump tem 44% da intenção de voto nacionalmente, contra 39% de Hillary, em um levantamento que também incluiu os candidatos independentes Gary Johnson (com 9%) e Jill Stein (com 3%).
Quando considerados apenas os dois principais candidatos, Trump lidera por três pontos percentuais: 48% contra 45%.
Esta é a melhor marca alcançada por Trump em pesquisas da CNN desde setembro de 2015. Seu avanço foi registrado especialmente entre eleitores independentes.
A própria CNN ressalta, entretanto, que o impulso dado pela convenção do partido já é tradicionalmente registrado, e que Hillary ainda não teve registrada a vantagem na sua, já que a convenção democrata começa nesta segunda (25), e pode melhorar sua posição.
Avanço de Trump
Trump também melhorou sua posição em outras pesquisas realizadas nos Estados Unidos.
O republicano lidera, ainda que com vantagem menor, até mesmo a média de pesquisas nacionais calculada pelo site Real Clear Politics. Trump tem 44,1% das intenções de voto, contra 43,9% de Hillary.
O aumento das chances de Trump ganhar as eleições foi registrado também pelo estatístico americano Nate Silver, do site Fivethirtyeight. Analisando todas as pesquisas eleitorais publicadas até o momento e a tendência da eleição, Silver diz que Trump tem 46,2% de chances de ser eleito, contra 53,7% de chances de Hillary.
O dado apresenta um grande crescimento de Trump, que dez dias antes aparecia com 33,7% de chances de vencer. A vantagem ainda é da democrata, mas diminuiu bastante desde o início de julho, quando as chances de Trump eram de apenas 22%.
O avanço de Trump nas pesquisas já havia sido registrado há menos de duas semanas. Ele e Hillary apareceram empatados, com 40% das intenções de voto, na última pesquisa nacional do “New York Times” e da rede CBS.
A sondagem aponta uma forte queda de Hillary, que um mês antes tinha 6 pontos percentuais a mais do que Trump.
Eleição indireta
Os dados refletem uma movimentação importante do eleitorado, mas pode não refletir necessariamente o resultado da eleição, em novembro.
Isso porque o sistema eleitoral dos Estados Unidos é indireto, e considera a votação por Estados, levando à composição de um colégio eleitoral com delegados, em vez de considerar vencedor o candidato com mais votos nacionalmente.
A média de pesquisas por Estados calculada pelo site Real Clear Politics indica que democrata Hillary ainda tem vantagem sobre o republicano Trump. A pesquisa aponta que ela tem 202 votos no colégio eleitoral, contra 164 de Trump. Os dois ainda disputam 172 votos. O candidato precisa ter pelo menos 270 votos para vencer a eleição.
Itamaraty de Lula lidera lobby pró-aborto na ONU com radicalismo inédito
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Copom eleva juros e dá bronca no governo mais uma vez
Ainda sem acordo, Lula convoca novamente ministros que serão afetados pelos cortes
Deixe sua opinião