O governo da Turquia fechou o espaço aéreo a voos civis sírios, anunciou neste domingo o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, depois que o governo da Síria adotou no sábado uma medida igual contra aviões turcos.
"Fechamos no sábado nosso espaço aéreo aos voos civis de aviões sírios, como já havíamos decidido anteriormente com os voos militares sírios", disse Davutoglu à imprensa durante uma visita à localidade de Konya, no centro da Turquia.
"Como havíamos estabelecido que estes voos civis eram utilizados de má-fé pelo ministério sírio da Defesa com a finalidade do transporte de material militar, enviamos uma nota à parte síria com a nova decisão", completou o ministro.
A medida foi anunciada depois da agência oficial síria SANA, que citou o ministério das Relações Exteriores, ter informado no sábado a proibição aos aviões da companhia pública Turkish Airlines de sobrevoar o território sírio, alegando uma represália a uma medida similar adotada pela parte turca.
A Turquia, no entanto, não havia confirmado a adoção da medida.
Na quarta-feira, as autoridades turcas interceptaram um avião civil sírio procedente da Rússia e que seguia para Damasco, sob a alegação de verificar a carga, considerada suspeita.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o avião transportava munições e equipamentos militares. A chancelaria russa desmentiu esta versão, afirmando que o avião transportava peças de um sistema de radar.
- Dezenas de corpos são encontrados em hospital da periferia de Damasco
- Peres pede ao Brasil boicote a Ahmadinejad
- Brasil assumirá papel mais efetivo no processo de paz no Oriente Médio
- Síria é acusada de usar bombas de fragmentação
- Exército sírio ataca áreas conquistadas pelos insurgentes
- Síria proíbe voos da Turkish Airlines
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião