O governo da Turquia fechou o espaço aéreo a voos civis sírios, anunciou neste domingo o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, depois que o governo da Síria adotou no sábado uma medida igual contra aviões turcos.

CARREGANDO :)

"Fechamos no sábado nosso espaço aéreo aos voos civis de aviões sírios, como já havíamos decidido anteriormente com os voos militares sírios", disse Davutoglu à imprensa durante uma visita à localidade de Konya, no centro da Turquia.

"Como havíamos estabelecido que estes voos civis eram utilizados de má-fé pelo ministério sírio da Defesa com a finalidade do transporte de material militar, enviamos uma nota à parte síria com a nova decisão", completou o ministro.

Publicidade

A medida foi anunciada depois da agência oficial síria SANA, que citou o ministério das Relações Exteriores, ter informado no sábado a proibição aos aviões da companhia pública Turkish Airlines de sobrevoar o território sírio, alegando uma represália a uma medida similar adotada pela parte turca.

A Turquia, no entanto, não havia confirmado a adoção da medida.

Na quarta-feira, as autoridades turcas interceptaram um avião civil sírio procedente da Rússia e que seguia para Damasco, sob a alegação de verificar a carga, considerada suspeita.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o avião transportava munições e equipamentos militares. A chancelaria russa desmentiu esta versão, afirmando que o avião transportava peças de um sistema de radar.

Publicidade