A Ucrânia informou que um de seus navios de guerra foi atacado por artilharia vinda da costa neste domingo (31), o que os rebeldes pró-Rússia alegaram ser sua primeira vitória no mar em sua guerra separatista.
"Um barco de patrulha de fronteira ucraniano no Mar Azov foi atacado a partir da costa hoje. Artilharia foi usada. Uma operação de resgate está em andamento", disse o porta-voz militar ucraniano Andriy Lysenko à Reuters.
Um oficial militar ucraniano, que pediu para não ser identificado, disse: "Parece que um navio foi danificado, eu não sei exatamente quem disparou contra ele e com o quê."
Não havia mais detalhes disponíveis sobre o navio e o número de tripulantes a bordo.
"A milícia impôs ao inimigo sua primeira derrota naval", disse em uma rede social Igor Strelkov, um comandante militar separatista que deixou o cargo em meados de agosto.
As fotografias e vídeos postados na página do Strelkov mostravam imagens do mar, feitas da costa, com uma densa fumaça negra visível no horizonte. Não foi possível confirmar a autenticidade das imagens.
Os separatistas, que querem romper com a Ucrânia e se juntar à Rússia, têm lutado contra as forças do governo ucraniano desde abril, em um conflito que já matou cerca de 2.600 pessoas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião