A União Europeia pedirá ajuda à Índia para convencer o Irã a abandonar atividades de seu programa nuclear e retornar para a mesa de negociações, afirmou o presidente da UE, Herman Van Rompuy, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira em um jornal indiano.

CARREGANDO :)

"Eu planejo pedir a líderes indianos que apliquem sua considerável influência e ajudem a convencer a liderança iraniana a desistir de seu delicado programa nuclear e retornar à mesa de negociações", disse Van Rompuy ao The Times of India.

Os Estados Unidos e a União Europeia enrijeceram as sanções contra o Irã neste ano, esperando sufocar sua receita proveniente do petróleo e persuadí-lo a abandonar o que eles suspeitam ser um programa de armamento nuclear.

Publicidade

O governo iraniano afirma que seu programa nuclear é para fins pacíficos.

A Índia importa 12 por cento de todo o seu petróleo da Republica Islâmica e pode ser gravemente afetada pelas recentes sanções. Os EUA e seus aliados na Europa estão pressionando as autoridades indianas para procurarem fontes alternativas de petróleo.

O governo da Índia, até agora, tem desafiado a pressão crescente dos EUA e UE e está procurando meios alternativos para pagar pelo óleo iraniano sem violar as sanções.

O país irá enviar este mês uma delegação a Teerã para efetuar em rúpias os pagamentos pela importação. O Irã aceitou receber 45 por cento da conta anual de 11 bilhões de dólares da Índia em rúpias, fontes disseram à Reuters no início deste mês.

Publicidade