O copiloto do voo MH370 da Malaysian Airlines, desaparecido no dia 8 de março, deve ter sido o responsável por emitir a última comunicação com a torre de controle de tráfego aéreo, de acordo com novas revelações feitas pela companhia aérea nesta segunda-feira. Não se sabe, no entanto, se parte da comunicação com a aeronave foi desativada antes ou depois do último contato - realizado quase sete horas após o voo ter desaparecido das telas de controle de tráfego aéreo.

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"Nós não sabemos quando o sistema ACARS foi desligado. O que nós sabemos é sobre a última transmissão", disse o executivo-chefe da Malaysian Airlines, Ahmad Jauhari Yahya.

No domingo, investigadores sugeriram que a pessoa que digitou a mensagem "Tudo bem, boa noite" para controladores de tráfego aéreo em Kuala Lumpur, pouco antes do Boeing-777 desaparecer de seu radar às 1h22 (hora local) e desviar de sua rota de voo programada para Pequim, estava ciente de que o sistema de comunicação Acars (Communications Addressing and Reporting Aircraft System) havia sido manualmente desligado.

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No mesmo dia, a polícia malaia revistou as casas do piloto e do copiloto e examinou o simulador de voo em tamanho real que o capitão da aeronave, Zaharie Ahmad Shah, havia instalado em sua residência. Segundo o relato de amigos, ele costumava passar dias de folga operando o aparelho. Apesar disso, o ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, pediu que não se faça conclusões precipitadas sobre a investigação, que envolve todos os passageiros e integrantes da tripulação - 239 pessoas no total -, segundo as palavras do chefe da polícia nacional, Khalid Abu Bakar. Também estão sendo investigados os engenheiros que trabalharam no avião antes da decolagem, segundo Khalid.