A tirania do dinheiro, a necessidade de reforçar o caráter missionário da Igreja Católica são alguns dos pontos abordados pelo papa Francisco na Exortação Apostólica "Evangelii Gaudium" (A alegria do Evangelho). Bem no estilo de Francisco, o texto é apresentado em forma de pregação simples e de forma acolhedora, distinta dos escritos mais acadêmicos de seus antecessores.
Sobre a Igreja
"Eu prefiro uma Igreja machucada, ferida e suja porque foi para as ruas, em vez de uma Igreja que não é saudável por estar confinada e apegada à própria segurança."
"A centralização excessiva, ao invés de se provar útil, complica a vida da Igreja e seu esforço missionário."
Desigualdade
"Assim como o mandamento 'Não matarás' impõe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, assim também hoje devemos dizer 'não a uma economia da exclusão e da desigualdade social'. Esta economia mata. Não é possível que a morte por frio de um idoso sem abrigo não seja notícia, enquanto a descida de dois pontos na Bolsa é. Isto é exclusão."
Idolatria do dinheiro
"Uma das causas desta situação está na relação estabelecida com o dinheiro, porque aceitamos pacificamente o seu domínio sobre nós e as nossas sociedades. A crise financeira que atravessamos faz-nos esquecer que, na sua origem, há uma crise antropológica profunda: a negação da primazia do ser humano. Criamos novos ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro encontrou uma nova e cruel versão no fetichismo do dinheiro e na ditadura de uma economia sem rosto e sem um objetivo verdadeiramente humano."
Aborto
"Não é opção progressista pretender resolver os problemas eliminando uma vida humana. Mas é verdade também que temos feito pouco para acompanhar adequadamente as mulheres que estão em situações muito duras, nas quais o aborto lhes aparece como uma solução rápida para as suas profundas angústias, particularmente quando a vida que cresce nelas surgiu como resultado de uma violência ou num contexto de extrema pobreza. Quem pode deixar de compreender estas situações de tamanho sofrimento?"
Sobre os políticos
"Peço ao Senhor que nos conceda mais políticos que estão genuinamente preocupados com o estado da sociedade, as pessoas, as vidas dos pobres. É vital que os líderes do governo e líderes financeiros tomem cuidado de ampliar seus horizontes, trabalhando para garantir que todos os os cidadãos tenham trabalho digno, educação e saúde."
Ordenação das mulheres
"A reserva do sacerdócio aos homens, como um sinal de Cristo que se dá na Eucaristia, não é uma questão em aberto."
Mensagem ao Islã
A exortação dedica vários capítulos a elogiar outras religiões e afirma que como os "irmãos ortodoxos, católicos têm a oportunidade de aprender mais sobre o significado da colegialidade episcopal e sua experiência no Sínodo."
"O diálogo interreligioso é uma condição necessária para a paz no mundo e não obscurece a evangelização".