Dezenas de blindados foram às ruas de Caracas nesta sexta-feira (25) numa demonstração de força antes do polêmico fechamento de uma emissora de TV da oposição (a RCTV), disse uma fonte militar.
Segundo a fonte, o governo está se preparando para a possibilidade de manifestações violentas contra o presidente Hugo Chávez, que decidiu tirar a RCTV do ar a partir de domingo.
Líderes do governo vêm advertindo há semanas que a oposição planeja uma "campanha de desestabilização" para provocar violência nas ruas com o fim da concessão da RCTV.
O ministro da Defesa venezuelano, Raul Baduel, disse na sexta-feira à agência de notícias estatal ABN que "grupos minoritários não podem ir contra a vontade da maioria do povo venezuelano e criar incertezas no caso da concessão da RCTV".
Ele não explicou a mobilização da Guarda Nacional, que contou com veículos blindados da tropa de choque, comboios de motocicletas e caminhões de soldados, como presenciou uma testemunha da agência Reuters.
A oposição diz que o fechamento da RCTV mostra como Chávez está atacando a liberdade de expressão. O governo acusa a RCTV de ter apoiado o golpe frustrado de 2002, e prepara-se para substituí-la por uma emissora de serviços administrada pelo Estado.
- Chávez ignora resoluções de senadores dos EUA e Parlamento Europeu sobre RCTV
- Deputados europeus censuram medida de Chávez na Venezuela
- Senado dos EUA prepara resolução contra fim de canal venezuelano
- Parlamento europeu debate caso da RCTV venezuelana
- Manifestantes protestam contra fechamento de TV da oposição
- Tribunal da Venezuela considera inadmissível o recurso da RCTV
- Diretor da rede de televisão RCTV denuncia intolerância de Chávez
Ação do Psol no STF pode fazer preço dos alimentos subir ainda mais
Aluno expulso do curso de Direito da USP se pronuncia: “perseguição política”
“Pena Justa”: as polêmicas do programa de segurança do governo federal
“Algoritmos são direcionados ideologicamente para doutrinar pessoas”, diz Moraes em aula na USP