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Crise profunda

Venezuelanos se preparam para uma inflação de 1.600% em 2017

Decisão de Maduro, de decretar “estado de emergência na economia” deixou um rastro de problemas para os exportadores brasileiros. | Cancillería del Ecuador/Divulgação
Decisão de Maduro, de decretar “estado de emergência na economia” deixou um rastro de problemas para os exportadores brasileiros. (Foto: Cancillería del Ecuador/Divulgação)

Com uma inflação de 476% em 2016 — e previsão de chegar a 1.600% este ano, segundo o FMI — os venezuelanos perdem poder de compra ano após ano. Pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel, especialista em comportamento de consumo, mostra que o consumo dos venezuelanos caiu 55% nos últimos cinco anos. Na prática, a população compra metade do que comprava cinco anos atrás.

“O consumo caiu porque a renda foi corroída brutalmente pela inflação e por causa da escassez de produtos nas prateleiras”, diz Vinicius da Silva, diretor-geral da Kantar em Venezuela, Colômbia e Equador, responsável pelo levantamento.

Em 2016, a pesquisa da Kantar, feita em 2.300 domicílios, mostrou que o consumo de alimentos encolheu 27,1% em relação ao ano anterior. O de lácteos caiu 24,5% e o de bebidas recuou 13,8%. O segmento de cuidados pessoais encolheu 13,6%.

“Por ano, os venezuelanos iam 280 vezes aos pontos de venda. Agora, vão 180 vezes”, diz Silva.

Sem uma indústria local forte e com importações em queda, a população busca soluções alternativas para abastecer a despensa, diz o diretor da Kantar. Muita gente começou a fabricar produtos de limpeza em casa. Quando consegue encontrar algum produto, como açúcar, compra quantidade maior para trocar por outros com os vizinhos. Sem encontrar fraldas industrializadas, as mães voltaram a comprar as de pano.

“É uma mudança de hábitos catastrófica para um povo que sempre foi considerado um consumidor voraz”, diz Silva.

Os ambulantes (bachaqueros) se multiplicam e revendem produtos da cesta básica por até dez vezes mais do que nos canais oficiais. Hoje, 80% das famílias compram por este canal, diz a Kantar.

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