Sem dar detalhes específicos sobre o estado de saúde do presidente Hugo Chávez, o vice venezuelano, Nicolás Maduro, disse nesta terça-feira (15) que o mandatário está "avançando" em sua recuperação em Cuba, onde está há mais de um mês se recuperando de uma cirurgia contra o câncer na região pélvica. Em discurso na abertura do Conselho Federal do Governo venezuelano, em Caracas, que reuniu todos os governadores do país, Maduro afirmou que o dirigente está batalhando contra a doença e "subindo a montanha".
"Podemos dizer que o nosso comandante está fazendo progressos, está avançando, e isso nos enche de grande felicidade, do ponto de vista humano mas também de uma grande felicidade pátria", disse Maduro em Caracas.
Maduro voltou de uma visita de quatro dias a Cuba, onde esteve com o presidente e sua família e também se encontrou com os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Peru, Ollanta Humala. Ele afirmou que o presidente foi atualizado sobre os últimos passos de governo nos aspectos político e administrativo e reiterou ao chefe de Estado "o compromisso de trabalhar com serenidade, confiança e segurança".
"A verdade verdadeira é que nosso comandante está batalhando, está subindo a montanha e isso nos enche de felicidade humana e felicidade pátria."
Segundo o último boletim médico divulgado no domingo, Chávez respondeu bem ao tratamento nos últimos dias, mas ainda sofre de insuficiência respiratória. Espera-se que o vice-presidente, escolhido por Chávez como seu herdeiro político, apresente nesta terça-feira o relatório de 2012 para a Assembleia Nacional.