O presidente americano George Bush ficou em péssima situação depois da divulgação de imagens de uma vídeo conferência na qual ele era claramente alertado sobre o impacto que teria o furacão Katrina, em agosto do ano passado.
Bush sempre disse que não sabia o que podia acontecer quando o furacão chegasse. Mas, pelo jeito, não era bem assim.O presidente tinha sido informado em detalhes da força de destruição do furacão e dos esforços que seriam necessários pelas equipes de resgate e defesa civil. Fica bem claro no vídeo, divulgado pela Associated Press, que Bush só não tomou providências porque não quis.
Ele sabia que uma tragédia estava a caminho e antes mesmo do surgimento do vídeo já vinha sendo acusado como incapaz de reagir a uma situação de grande calamidade.
Em uma reunião com especialistas e chefes da defesa civil foram feitas advertências sobre os estragos que o furacão Katrina causaria à costa americana. O presidente foi avisado até sobre o perigo de rompimento dos diques de proteção em Nova Orleans.
O vídeo mostra que George Bush ouvia sem fazer perguntas. Depois disse que todos estariam preparados. Não foi o que se viu. Diante do caos e da inundação em Nova Orleans o presidente chegou a dizer na época que não sabia da fragilidade dos diques.
- Bush diz não se preocupar com baixos índices de aprovação
- Anunciado plano de reconstrução de Nova Orleans
- Casa Branca foi advertida sobre a destruição do Katrina
- Mais de três mil continuam desaparecidos depois do furacão Katrina
- Prefeito de Nova Orleans se desculpa por ter defendido uma 'cidade de chocolate'
- Bush visita Nova Orleans e promete recuperar a região